terça-feira, 9 de agosto de 2011

O que significa a palavra amor?

No famoso "pai dos burros" o dicionario mais famoso (Aurelio) temos o significado da palavra Amor da seguinte forma :

 - Sentimento apaixonado por pessoa do outro sexo: as mulheres inspiram amor.


Fui mais adiante e pesquisei onde alguns chamam de ''apenas um livro'' , mais para aqueles que deseja ter uma vida Integra e sincera com Deus é chamado de ''manual de instruções para a vida'' (pelo menos é assim que eu o vejo)
 e temos o significado verdadeiro da palavra Amor e todas as suas possiveis definições:



Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.


- Sentiram a diferença??


- Há uma ideologia super equivocada sobre o verdadeiro significado do amor.É necessario entendermos primeiramente o conceito da palavra ''amor'' e em seguida como discernir com sabedoria qual tipo de amor devemos cultivar em toda a nossa escala de relacionamento,seja qual for a sua especie familiar,conjugal,amizade etc.
        Mais uma vez o livro ''O namoro,quem ama espera'' nos ajudará: Vamos lá!
- Nos textos neotestamentarios existem três palavras no grego coinê que definem o amor tais como estão descritas:

  •  Amor Ágape : Procede de Deus, é eterno, imultável, PERFEITO.Não ter esse amor significa estar a mercê das deturpações que o pecado pode provocar nos nossos sentimentos.(no grego=ágape)
  • Amor Fileo: Deu origem a palavra filantropia.É um amor que envolve afeição e amizade,amor ao proximo;é generoso;social;patriotico,é cívido no amor ao proximo (no grego=Phileo)
  • Amor Eros: é o amor físico é carnal,que se expressa nos membros do corpo sensorial(cinco sentidos).É sensual ,pois busca a satisfação do apetite sexual (instinto sexual) precisa possuir para ser satisfeito.É a paixão e é passageira.
 - Obs: Essa satisfação só deve ocorrer no casamento(no grego=Erõs) Todos três tipos foram criados por Deus para serem praticados da maneira correta sob a vontade de Deus.De todos esses destacamos o amor Ágape que é superior a todos os outros descritos , pois é o amor que representa toda a essência da natureza de Deus é o amor excelente bem representado naquele texto que vimos lá em cima (1Co13): É o amor decisão, o amor capaz de perdoar,de se sacrificar não corresponde ao mal com mal, mais antes pratica o bem a todos é Santo,Puro,Verdadeiro.É o amor incondicional, é o amor que custou uma vida,custou a vida do filho de Deus , pois foi movido por esse amor que Deus nos deu o seu melhor:


- Jo 3:16 -


Porque Deus amou o mundo de TAL maneira

que deu seu filho UNIGÊNITO 
para 
que todo aquele que nele crê
não pereça, mais ..
tenha a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário